quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A Escola e seu Importante Papel


Nos últimos anos percebe-se uma grande presença de novas didáticas que nos possibilita desfrutar de um mar de conhecimentos. Em meio a essas didáticas, o que se ver em maior destaque é sem dúvida estudos sobre o papel da escola como agente transformadora da sociedade no intuito de tornar seus alunos cidadões críticos-sociais, ao lhes proporcionarem conteúdos que lhes dirijam a estes objetivos.
Um termo que requer interpretação em nosso trabalho é a palavra emancipação, não a retomamos num sentido que muitas vezes é defendido nas instituições de ensino como um dever a ser cumprido a partir de um rigor muitas vezes acompanhado de uma obrigação. Esta proposta defende o princípio da formação de um aluno capaz de ir além do que é proposto em sala de aula, um aluno que seja capaz de encontrar no espaço escolar um ensino em que as bases de sustentação não sejam somente a de projeções teóricas a partir de utilização de métodos de constatações de um fazer idealista.
No entanto, a linguagem informatizada não se resume a treinamento de recursos humanos, mas também deve ampliar a visibilidade metodológica e avaliativa na educação. É dispensado dizer o quanto são polêmicas tais expectativas, a começar pela definição moderna de escola como instituição máxima do conhecimento sistematizado, onde seus alunos se tornarão capazes de argumentar e polemizar, mais do que de arranjar resultados definitivos. Educação e Conhecimento constituem a estratégia mais decisiva do desenvolvimento e da inovação no mundo moderno. Não basta apenas transmitir e socializar conhecimento. É mister saber reconstruí-lo.
Diante de tudo isso, a reconstrução do conhecimento parece ser tarefa central, da escola. O saber pensar sobressai, então, não só como princípio de aprendizagem, mas, sobretudo como princípio educativo, através da qual professores e estudantes se formam de modo permanente. Sobretudo para não oferecer conhecimento acabado para o educando, precisa-se saber manejar conhecimento próprio da maneira mais reconstrutiva possível e imaginável, porque os mesmos precisam das mesmas armas para o bom combate.






MARCOS DA SILVA LIMA
-------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
este blog encontr-se desativado.